quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Desodorante em creme Soapwalla

Oi, gente!

Uma das minhas prioridades é tentar substituir os produtos de uso diário convencionais pelos orgânicos. Desodorante é uma das minhas preocupações, já que é algo que é necessário e a gente usa o tempo inteiro (ainda mais neste calor dos infernos que está fazendo).

Existe uma marca de desodorante em creme que virou uma verdadeira febre no mundinho orgânico e tem muitos, mas muitos reviews positivos pela internet. O que me convenceu a comprar foram as resenhas do No More Dirty Looks e do blog Tantas Plantas.

 Ingredientes: Óleo de Jojoba; óleo de girassol; óleo de semente de Rosa Mosqueta; manteiga de karité; Amido de Milho Orgânico; Bicarbonato de Sódio; argila de caulim; Glicerina Kosher; Óleos essenciais de alfazema, Tea Tree, Laranja Doce, Menta e bergamota.

No EWG Cosmetics Database, o desodorante recebe uma nota 0 de risco a saúde (sendo 0 risco baixo e 10, risco alto). Que maravilha!
O pote vem com aproximadamente 56 g de creme. Parece pouco, porém a quantidade que você precisa usar em cada axila é ridiculamente pequena. Você só precisa encostar o seu dedo levemente no creme e então aplicar com batidinhas na axila (não esfregue).
 Usei este desodorante por um mês inteiro e a quantidade do pote nem desceu ainda. Está praticamente do mesmo jeito, já que a quantidade necessária é muito pouca. É um produto extremamente econômico.
Mas o que vocês querem saber mesmo é se funciona, né? SIM, ELE FUNCIONA. Se você aplicar pela manhã, a noite você não está fedendo. E ele também aguenta dias de calor e exercícios físicos. Logo ao aplicar, você sente o perfume do desodorante, que é bem suave e unissex. Ele tem cheiro de "refrescância". É o melhor jeito que posso descrever o perfume. Mas o cheiro não dura muito, mas você também não fica fedendo a CC. Fica com cheiro de nada.
Esta quantidade na foto daria pra você aplicar nas duas axilas e ainda sobra, pra você ter uma idéia.

Eu já estava feliz da vida, crente que achei meu desodorante orgânico perfeito, mas infelizmente um dos ingredientes do desodorante me deu uma alergia sinistra.

Antes de comprar este desodorante, eu tentei fazer uma receita de desodorante caseiro que vi no blog Product Junkies Rehab (tem duas receitas, eu usei a segunda), que consistia em uma mistura de óleo de coco, amido de milho, bicarbonato de sódio e óleos essenciais pra dar cheirinho. Ele funcionava até bem e usei por um tempo e parei por dois motivos: como o óleo de coco fica em estado líquido acima dos 25ºC, o desodorante virou uma papa quando o verão chegou; e porque fiquei com alergia a um dos ingredientes: bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio é o que impede a ação bacteriana na axila, que quando entra em contato com o suor, nos faz feder. Infelizmente algumas pessoas são alérgicas ao bicarbonato de sódio em contato com a pele. E descobri que sou uma dessas pessoas. Depois de usar o desodorante, tanto o caseiro quanto o Soapwalla, minha axila enchia de bolinhas vermelhas, coçava loucamente e até escureceu a área. Eu ficava naquela de parar de usar um tempo, depois voltava a usar, porém as reações alérgicas eram terríveis. Parei de usar o desodarante quando meu namorado falou pra mim: "Você está sofrendo mais com este desodorante orgânico, que deveria fazer bem pra você, do que com os usuais". Pois é, não é porque o item é natural que não pode te dar alergia. Aí, encostei o Soapwalla num canto e estou usando um antitranspirante qualquer da Rexona que comprei na farmácia.

Entrei em contato com a dona da loja, a Rachel, e ela me respondeu que realmente eu estava tendo reação ao bicarbonato. Ela disse que se eu quiser posso encomendar uma versão customizada sem o bicarbonato de sódio, e que futuramente ela vai lançar no mercado uma versão sem este ingrediente, já que acredito que não é a primeira vez que alguém reclama deste tipo de reação. Pesquisei na internet e vi que algumas pessoas tinham reação alérgica ao desodorante Soapwalla, do mesmo jeito que eu.

Estou pensando em colocar o desodorante como Desapego, já que, pra mim, está impossível de usá-lo e ele está praticamente inteiro.

O desodorante custa US$12 e você pode comprar no site Etsy da Soapwalla.

Caso você queira comprá-lo, faça um teste antes. Pegue um pouco de bicarbonato de sódio, destes que você encontra no supermercado. Passe na axila o pó bem concentrado e faça suas atividades e se puder, sue um pouco. Faça isso de um a três dias. Se nada aparecer, pode comprar o desodorante tranquilamente. Se coçar e aparecer manchas e bolinhas vermelhas, acho que o Soapwalla não é uma boa pra você.

E aí, gostaram? Tem algum desodorante que você gostava mas te deu alergia? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...